quinta-feira, 10 de julho de 2008


Seven - Os Sete Crimes Capitais


Sinopse: Brad Pitt e Morgan Freeman interpretam dois policiais de estilos opostos: Sommerset (Freeman) é um detetive culto e conservador, que quer se aposentar e já não acredita mais em sua carreira; Mills (Pitt) é jovem, recém-chegado a cidade grande, é a encarnação da ambição e dedicação ao trabalho. Os dois são encarregados de identificar e capturar um serial killer que mata suas vítimas de acordo com os sete pecados capitais (gula, preguiça, vaidade, inveja, luxúria, avareza e ira). Eles precisam prender o maníaco antes que os sete pecados terminem, o que faz o filme seguir um ritmo alucinado, apesar da atmosfera sinistra.

A Outra História Americana


Sinopse: Após ser preso pelo assassinato de negros que tentavam assaltar sua residência, Derek Vinyard (Edward Norton) - líder local de uma perigosa gangue de skinheads - passa três anos na cadeia, onde amadurece e descobre o benefício que o ódio racial lhe trouxe por ter sua vida ameaçada no cumprimento da pena. Em liberdade, Derek tem de se livrar do estigma que ele agora representa aos novos adeptos da supremacia racial branca - dentre eles, o próprio irmão. Envergonhado de seu passado, ele agora deseja salvar Danny e a família Vinyard da violência que criara com seus atos.

Meu Pé Esquerdo


Sinopse: A história é uma adaptação da autobiografia do escritor irlandês Christy Brown, que sofria de paralisia. Apesar de nascer com o problema e ser considerado retardado, sua mãe (Brenda Fricker) nunca desistiu de estimulá-lo. Com seu pé esquerdo - a única parte do corpo que conseguia controlar - ele aprende a escrever e desenhar. Christy Brown (vivido no filme por Hugh O'Conor como criança e por Daniel Day-Lewis como adulto) supera não apenas as barreiras físicas mas também as dificuldades emocionais, tornando-se poeta e pintor respeitado.Ganhador dos Oscars de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Atriz Coadjuvante (Brenda Fricker), tendo sido indicado também a Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

16 Quadras


Sinopse: Problemático policial nova-iorquino (Bruce Willis) deve acompanhar uma testemunha (Mos Def) por 16 quarterões, mas ninguém quer se unir a ele nessa missão.

Um Dia de Cão


Sinopse: Sonny (Al Pacino) precisa de dinheiro para que seu namorado faça uma operação de mudança de sexo e se une ao amigo Sal (John Cazale) para assaltar um banco. A ação deveria levar alguns minutos, mas muita coisa dá errado e o assalto se estende. Os dois tomam pessoas como reféns, a polícia cerca o local, os curiosos formam uma mulidão do lado de fora, a TV passa a transmitir tudo. O assalto é transformado numa atração, expondo a vida particular de Sonny e humilhando tanto a polícia quanto os ladrões.Baseado em fatos reais. Indicado a seis Oscars, vencendo o de Melhor Roteiro Original. Considerado um dos melhores trabalhos de Al Pacino e do diretor Sidney Lumet.

Ligados Pelo Crime


Sinopse: Baseado em antigo provérbio chinês que divide a vida em quatro estágios: felicidade, prazer, tristeza e amor. A felicidade está na história do banqueiro que perde tudo e decide roubar, justamente, um banco; o prazer aparece no personagem de um gângster que pode ver o futuro; a tristeza surge numa impulsiva estrela pop que enfrenta problemas na carreira; e o amor está na vida de um médico que tenta desesperadamente salvar a vida de seu paciente.

terça-feira, 8 de julho de 2008


A Gaiola das Loucas


Sinopse: Casal homossexual muda seu estilo de vida para impressionar os futuros sogros do filho de um deles. Eles devem manter as aparências e com isso muitas confusões acontecem. Adaptação da peça A Gaiola das Loucas, de Jean Poiret. Em 1980, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

A Cor Púrpura


Sinopse: Baseado na obra de Alice Walker, vencedora do Pulitzer. O filme conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem garota negra no início do século 20 que, com 14 anos, está grávida de seu pai. Depois, casada, sofre os mesmos abusos de seu cruel marido. Sua única alegria, a irmã, é mandada para fora do país para trabalhar como babá. Até que começa a reconhecer seu valor e tenta viver livre de sofrimentos. No Oscar de 1986, A Cor Púrpura recebeu 11 indicações.

O Homem Elefante


Sinopse: A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins), o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade. Neste momento da sua vida Sra. Kendal (Anne Bancroft), uma grande atriz, foi bem importante para Merrick, que por motivos óbvios tinha um grande problema em ver seu rosto, tanto que no hospital era terminantemente proibido que houvesse qualquer espelho próximo a John. Sra. Kendal soube como poucos fazer Merrick recuperar sua auto-estima, pois ela era realmente uma amiga dele, enquanto alguns membros da sociedade londrina iam visitá-lo só por "estar na moda". Mas por ter dois "anjos da guarda", Treves e Kendal, o drama de Merrick sensibilizou até a coroa britânica, que pediu que Merrick fosse amparado para sempre, pois haviam pessoas que eram contra a sua permanência no hospital, pois ele era um caso incurável

Os Fantasmas se Divertem


Sinopse: Uma viagem ao mundo dos mortos, com excelente elenco e conduzida pelo diretor Tim Burton. Marido e mulher morrem num acidente e continuam a viver, como fantasmas, na casa de campo onde moravam. Quando chegam os novos proprietário (uma familia nova-iorquina), o casal recorre aos préstimos de um outro fantasma - especializado em assombrações - para tirá-los do lugar. Efeitos especias surpreendentes e divertidos. Oscar de maquiagem

À Espera de Um Milagre


Sinopse: Numa prisão, Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe da ala dos condenados que esperam a cadeira elétrica quando chega um novo prisioneiro, John Coffey (interpretado pelo gigante Michael Duncan). Apesar de seus crimes bárbaros, Coffey se revela doce e gentil, muito diferente do que os outros imaginavam. Paul e sua equipe percebem que algo novo e especial passa a acontecer: Coffey parece ter o dom de curar seus companheiros de cela. Surge a dúvida entre os guardas: seria ele realmente capaz de cometer os crimes bárbaros pelos quais foi condenado? Baseado no livro homônimo de Stephen King.

Carrie - A Estranha


Sinopse: Carrie White (Sissy Spacek) é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar com sua mãe Margareth (Piper Laurie), uma pregadora religiosa desequilibrada. Na escola, uma professora fica espantada pela sua falta de informação, quando descobre que foi menosprezada por suas colegas de sala por achar que estava morrendo ao ter sua primeira menstruação. Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Só que ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio. Carrie, a Estranha recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Sissy Spacek) e Melhor Atriz Coadjuvante (Piper Laurie) e, 23 anos após seu lançamento, estreou nos cinemas americanos A Maldição de Carrie.

A Honra do Poderoso Prizzi


Sinopse: Charley Partanna (Jack Nicholson), afilhado do poderoso Don Corrado Prizzi (William Hickey), apaixona-se pela sedutora Irene Walker (Kathleen Turner). Centro nervoso de uma série de intrigas na corte mafiosa dos Prizzi, o casamento de Partanna com Irene desagrada à astuta Maerose (Anjelica Huston), neta de Don Prizzi, a qual foi banida do clã por romper o casamento com Partanna e fugir para o México. Partanna desconhece o passado e ignora por completo a profissão da atual esposa, a melhor pistoleira profissional dos Estados Unidos, o que o coloca em sérias dificuldades dentro do clã. Baseado no livro de Richard Condon. Por este filme, Anjelica Huston recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1986.



Blade Runner - O Caçador de Andróides


Sinopse: No século 21, um policial (Harrison Ford) é designado para exterminar andróides, conhecidos como Replicantes, que se revoltaram contra o sistema e se misturaram aos seres humanos. Inspirado em uma novela de Phillip K. Dick, Blade Runner é um cult dos anos 80. Com ação e estilo noir, o filme desenha um futuro escuro e multicultural, cheio de poluição visual, prédios enormes e grandes diferenças sociais. Em 1992 Ridley Scott lançaria a "versão do diretor", alterando mudanças antes feitas por exigência dos estúdios.

O Anjo Malvado


Sinopse: Quando a mãe de Mark Evans (Elijah Wood) morre, ele vai morar com parentes. Lá ele descobre que seu primo Henry Evans (Macaulay Culkin) é um garoto totalmente dissimulado e mau. Mas como fazer os adultos acreditarem que uma criança aparentemente tão doce quanto Henry possa ser perigosamente mau?

E.T. - O Extraterrestre


Sinopse: Elliott (Henry Thomas) é um garoto que vive com a mãe (Dee Wallace), o irmão mais velho (Robert MacNaughton) e a irmã pequena (Drew Barrymore). Uma noite, o menino ouve barulhos estranhos e imagina que há algo diferente acontecendo na garagem de sua casa. Embora amedrontado, Elliott decide ir investigar o que está causando os barulhos e tem uma enorme surpresa: encontra um extraterrestre. Depois do susto do encontro, o garoto e o alienígena começam a fazer contato e acabam se tornando amigos. Agora, Elliott e seus irmãos terão como desafio fazer com que E.T., como foi apelidado o novo hóspede, volte para seu planeta natal. Mas as coisas vão ficar mais complicadas quando agentes federais, que estão atrás do extraterrestre, cruzarem o caminho dos garotos.

Um Tira da Pesada


Sinopse: Comédia policial com Eddie Murphy no papel de Axel Foley, um detetive policial de Detroit que segue o rastro de bandidos que mataram seu melhor amigo, chegando à Califórnia e arrumando muita confusão com a polícia local, principalmente ao seu parceiro de ronda, Billy (Judge Reinhold). Sucesso de bilheteria nos anos 80.

Império do Sol


Sinopse: O absurdo da Guerra pelos olhos de Jim (Christian Bale), um garoto de 11 anos. Filho de diplomatas, ele reside na parte inglesa de Xangai (China) e vê sua infância tranquila ruir diante do conflito. Separado dos pais, sem casa, comida e afeto, ele se torna prisioneiro dos japoneses tentando sobreviver nas piores circunstâncias. Apesar das atrocidades que vivencia, Jim continua sonhando com aviões, paixão desde criancinha. Uma das sequências mais tocantes é quando a aviação norte-americana bombardeia um campo de prisioneiros. O garoto corre para dar boas vindas aos pilotos e aviões, não por méritos guerreiros, mas pela materialização da magia, pela realização de seu sonho.

segunda-feira, 7 de julho de 2008


Oliver Twist (versão de 1948)


Sinopse: Oliver Twist (John Howard Davies) nasceu em um orfanato, sendo que logo após o parto sua mãe morreu. Foi ali que Oliver passou os primeiros anos da sua vida, até que um dia pediu mais comida e por esta razão foi cedido para o Sr. Sowerberry (Gibb McLaughlin), o dono de uma funerária, que também recebeu cinco libras para ficar com o garoto. Na funerária Oliver fica trabalhando como seguidor de féretro em enterros de crianças. Repentinamente chega na funerária uma mulher agonizante, que estava presente quando a mãe de Oliver morreu. Esta mulher ficou de posse de um pertence da falecida e diz que Oliver teria sido melhor tratado se soubessem quem ele era. Logo depois a mulher morre e pouco tempo depois Oliver briga com Noah Claypole (Michael Dear), que trabalhava na funerária e sempre o humilhava. Desta vez Noah falou mal da mãe de Oliver, que acabou levando uma surra injustamente. Oliver foge para Londres, onde acaba se unindo a uma grupo de jovens delinqüentes liderados por Fagin (Alec Guinness), um vigarista que usa as crianças para cometer pequenos roubos. Mas algo acontecerá que mudará sua vida.

A Sociedade dos Poetas Mortos


Sinopse: O filme traz a história do carismático professor de inglês John Keating (Robin Williams), que chega para lecionar em um rígido colégio para rapazes e acaba por surpreender a todos por seus métodos nada convencionais de ensino. Campeão de bilheteria à sua época, Sociedade dos Poetas Mortos venceu o Oscar e fez história como uma das grandes produções que retratam a amizade entre mestres e pupilos, inspirando, inclusive, outros filmes, como Mr. Holland - Adorável Professor (1995) e O Sorriso de Monalisa (2003). Sempre uma boa opção, o filme foi dirigido pelo australiano Peter Weir, que em 2003 lançou Mestre dos Mares nos cinemas.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

Sinopse: Uma garota mimada passa a infernizar a vida de sua irmã paralítica, sendo que ambas vivem no mesmo casarão. Dirigido por Robert Aldrich (Os 12 Condenados) e com Bette Davis e Joan Crawford no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Figurino - Preto e Branco.
Curiosidade: Durante a produção de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? foi instalado no set de filmagens uma máquina de Coca-Cola, atendendo a pedido da atriz Bette Davis. Tal pedido foi feito apenas para irritar Joan Crawford, já que seu último marido fora um executivo da Pepsi, principal concorrente da Coca-Cola no mercado de refrigerantes.